Publicado em Deixe um comentário

ATAQUE HACKER COMPROMETE SISTEMAS DE ONZE MINISTÉRIOS E ÓRGÃOS FEDERAIS

O governo brasileiro enfrentou um grave ataque cibernético que afetou os sistemas de nove ministérios e dois órgãos da administração federal. Como resultado, diversas ferramentas estão temporariamente indisponíveis e ainda não há previsão de quando serão restabelecidas.

O incidente foi comunicado aos servidores afetados por meio de um email enviado por volta das 12h do dia 24 de junho, informando sobre o “incidente cibernético”. As equipes de TI estão empenhadas em garantir a integridade e segurança dos dados, embora não haja um prazo definido para a conclusão dos reparos.

Este não é o primeiro incidente do tipo. Em abril, criminosos invadiram o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), usado para a execução de pagamentos, e tentaram movimentar cerca de R$ 9 milhões do Ministério da Gestão e Inovação. Após essa invasão, o Tesouro Nacional adotou medidas de segurança adicionais para autenticar os usuários habilitados a operar o sistema e autorizar pagamentos.

O ataque mais recente atingiu o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional. Até o momento, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos confirmou apenas a instabilidade nas ferramentas e continua monitorando os sistemas para identificar e avaliar eventuais danos.

Embora os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br e o SEI dos demais órgãos não tenham sido afetados, a Secretaria de Serviços Compartilhados do Ministério orienta que os servidores busquem soluções alternativas para evitar a paralisação de serviços e processos urgentes.

Os ministérios atingidos incluem Gestão, Fazenda, Povos Indígenas, Planejamento e Orçamento, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Previdência Social, Igualdade Racial, Mulheres, além da Casa da Moeda Brasileira e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

As autoridades continuam trabalhando para restaurar os sistemas afetados o mais rapidamente possível e reforçar a segurança digital para prevenir futuros ataques.

Publicado em Deixe um comentário

CRISES CIBERNÉTICAS E SEUS IMPACTOS EM EMPRESAS E SOCIEDADE

Nos últimos anos, diversos incidentes cibernéticos chamaram atenção, impactando empresas de variados setores. O apagão global desta sexta-feira (19), causado por uma falha de atualização de software da Microsoft e da CrowdStrike, já entrou para a história.

Considerando a gravidade e a dimensão desse evento, é possível perceber que ele vai além da simples indisponibilidade de serviços, afetando o setor de cibersegurança, empresas, investidores e até mesmo a percepção da sociedade em geral.

Para as empresas, esse apagão representou um grande desafio operacional e financeiro, com corporações entre as 500 maiores do mundo sendo surpreendidas. Mesmo após a identificação da origem do problema, as companhias enfrentaram danos financeiros e de imagem devido à interrupção de suas operações, ou pelas alternativas improvisadas, como a emissão manual de bilhetes de passagem aérea.

No Brasil, bancos e serviços financeiros também foram afetados, causando transtornos aos clientes e resultando em possíveis perdas financeiras significativas. Esse incidente serve como um alerta sobre a importância da gestão na cadeia de fornecimento e nos processos de mudança e atualização de software, destacando a necessidade de revisar a confiança total nos fornecedores.

A tendência é que os clientes se tornem mais exigentes com os fornecedores de segurança, pressionando pela comprovação da excelência de suas operações. Do ponto de vista da sociedade em geral, um apagão dessa magnitude impacta, inicialmente, a confiança e gera preocupações sobre a dependência crescente dos sistemas cibernéticos.

Outros Apagões Recentes

Apagão do Google (2024) Em março deste ano, o Gmail enfrentou instabilidades, com usuários relatando dificuldades para enviar e receber e-mails. A empresa atribuiu o problema a um aumento de tráfego durante a manhã. No mesmo dia, os aplicativos da Meta, Instagram e Facebook, também ficaram fora do ar devido a uma falha técnica.

Apagão no Facebook (2021) Em outubro de 2021, Facebook, WhatsApp e Instagram enfrentaram uma queda global de aproximadamente seis horas, causada por uma alteração na configuração dos servidores que coordenam o tráfego de rede entre seus data centers.

Apagão na AWS (2020) Em novembro de 2020, a Amazon Web Services (AWS) sofreu uma grande interrupção que afetou uma vasta gama de serviços online, desde aplicativos empresariais até plataformas de streaming. O problema foi causado por uma falha na infraestrutura de rede da AWS na região leste dos EUA.

Ataque NotPetya (2017) Em junho de 2017, um ransomware começou a se espalhar globalmente a partir da Ucrânia. Conhecido como NotPetya, o ataque cibernético foi um dos maiores da história, com empresas em vários países sofrendo danos significativos.

Ataques DDoS à Dyn (2016) Em outubro de 2016, o provedor de Sistemas de Nomes de Domínios (DNS), Dyn, sofreu um ataque de DDoS, afetando a disponibilidade de vários sites e serviços populares. O ataque ocorreu em três ondas ao longo do dia, causando interrupções prolongadas.

Causas dos Apagões Os apagões cibernéticos podem ocorrer por várias razões, como falhas de atualização de software, ataques de hackers, falhas de hardware e desastres naturais. Com a crescente interconexão da rede global, os riscos de vulnerabilidades e problemas tendem a aumentar, mesmo com os avanços em proteção cibernética.